A Mulher na Canção é uma pesquisa sobre a composição feminina no Brasil, que culminou com a publicação do livro A Mulher na Canção: a composição feminina na era do rádio de Denise Mello, lançado em maio de 2022 pela Editora Machine, contemplado pelo PROAC 23/2020 Primeiras Obras.
O livro é um valioso registro da história e produção de 15 compositoras brasileiras atuantes entre 1920 a 1960, que enfrentaram o machismo, a homofobia e o racismo. No ano em que celebramos 100 anos da chegada do rádio no Brasil, A MULHER na CANÇÃO se concentra nas compositoras que tiveram maior atuação na Era do Rádio, com nomes que obtiveram prestígio em vida, foram reportadas pelos principais jornais e revistas do período, mas em sua maioria, sofreu um processo de apagamento dentro da nossa história musical. Felizmente alguns nomes escaparam a essa máxima como Dolores Duran e Maysa. Completam os nomes Chiquinha Gonzaga, Maria Firmina dos Reis e Tia Ciata, nomes importantes e que merecem destaque, mesmo atuando antes dos anos em que Denise se concentrou. O livro traz a transcrição de cerca de 240 trechos de letras e links para ouvir as canções.
MELLO, Denise. CompoStar : a arte de compor e cantar. 2017. Arq. PDF. TCCP (Especialização em Canção Popular) – Faculdade Santa Marcelina, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://pergamumweb.santamarcelina.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000069/000069f4.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2017.
Entrevistas e matérias: https://linktr.ee/denisemellovoz
A MULHER na CANÇÃO: a composição feminina na Era do Rádio de Denise Mello
Ilustrações: Luisa Mello. Preço: R$ 60, 00. 520 págs
Venda: http://www.machineeditora.com.br